14 dicas para melhorar o posicionamento do seu blog no Google

Existem algumas técnicas que podemos aplicar no conteúdo do nosso blog para que ele se posicione melhor na hora em que o nosso público for pesquisar sobre o nosso assunto. Portanto leia até o final deste artigo que vou lhe passar 14 dias para melhorar o posicionamento do seu blog no Google, aplicando de forma correta, essas dicas com certeza vão ajudar muito seu blog a ficar bem posicionado.

14 dicas para melhorar o posicionamento do seu blog no google

Veja o que você vai aprender neste artigo

  • Compra de domínio
  • Pesquisa de Palavras Chave
  • Densidade da Palavra Chave
  • Tamanho do Texto
  • Formatação
  • Links Internos e Externos
  • Textos da Imagem
  • Usar o Google Search Console
  • Tema Responsivo
  • Plugin de Redes Sociais
  • Url Amigável
  • Usar o Google+
  • Plugin Yoast Seo
  • Conteúdo Relevante

Compra de Domínio

Se você ainda não tem um domínio, é importante que você tome cuidado quando for comprar um, tente comprar um que contenha a palavra-chave do seu nicho. Um exemplo: www.vendadeimoveis.com.br, se for para uma imobiliária, esse é a atividade principal da imobiliária e com certeza muitas pessoas pesquisam por essa palavra chave no Google. Nunca utilize um domínio muito longo, utilize no máximo 26 caracteres.

Caso você já tenha um domínio e acha que ele não está de acordo, considere comprar um novo e migrar seus arquivos.

Pesquisa de palavra chave

É de extrema importância que você use o planejador de palavras chave para não errar o público que você quer atingir, para isso é preciso usar algumas ferramentas como o Keyword Planner e o Google Trends que são ferramentas do Google. Não comece a escrever seus artigos sem antes pesquisar quais as palavras chaves mais relevantes para você usar quando for escrever. É muito importante que você faça uma pauta de conteúdo para que ela de direção quando for escrever sobre alguma assunto.

Densidade da palavra chave

A densidade é a quantidade de vezes que a palavra é usada no seu texto, esse é um assunto muito importante, pois desde Abril de 2015 o Google mudou seus algoritmos e com isso não só as palavras chave são importante para o SEO. Com essa mudança, a quantidade de vezes que ela aparece no seu texto tornou-se motivo de duras punições como até mesmo o site ser banido do buscador.

Antes desta data muitos profissionais de marketing digital enchiam seu conteúdo com a palavra chave e conseguiam ranquear melhor seus sites, mais os textos ficavam muito ruins de ler, hoje não é mais permitido essa prática, chamada de Back Hat, onde as pessoas usam técnicas que visam atingir um objetivo sem a autorização do órgão, empresa ou pessoa responsável.

Portanto a densidade da palavra chave no seu texto tem que ser controlada, não passando nunca de 5% do seu texto, especialistas dizem que o ideal é entre 2 a 5% de utilização da palavra chave no seu texto.

Outra forma de se usar a palavra chave sem ser penalizado é você usar sinônimos ou variações, isso é muito importante você fazer, pois as variações quando bem encaixadas no contexto, deixa o conteúdo gostoso de se ler para seu público e os mecanismos de buscas tendem a pontuar melhor seu conteúdo.

Um exemplo neste artigo, fiz uma pesquisa no planejador de palavras chave para a palavra: Marketing de conteúdo, pois queria escrever sobre esse assunto e  percebi que a palavra tinha uma média de pesquisa de 2400 por mês com um lance sugerido de R$ 5,35 isso significa que 2400 pessoas pesquisam sobre essa palavra chave por mês  e que se eu quiser fazer um anúncio de link patrocinado, que eu dê um lance de R$ 5,35 por clique, então posso perceber que essa palavra é muito concorrida.

marketing de conteudo

 

Portanto, procurei uma palavra que fosse menos concorrida na minha pauta de conteúdo e achei a palavra: Posicionamento, que como você pode perceber é um palavra com uma quantidade maior de pesquisas e com uma concorrência baixa.  Depois de achado essa palavra começo meu texto e utilizo palavras como posicionar, aumentar, SEO, Conteúdo relevante, entre outras, dentro do meu texto.

posicionamento

Tamanho do texto

O tamanho do texto é um assunto que leva a algumas contradições, pois muitos dizem que o seu artigo tem que tem muitas palavras para se bem posicionado, mais existem provas concretas de que textos curtos, mais com um bom conteúdo se posicionam muito bem nas buscas, então o que vale mesmo é você fazer um conteúdo de pelo menos 300 palavras e que tenha um conteúdo magnífico e que seja usado as outras técnicas que estou passando aqui pra você.

Formatação

Na formatação de seu texto, você vai usar algumas dicas no seu título e outras na descrição, por exemplo, no título, use a palavra chave bem no começo quanto mais a esquerda melhor e use Heading Tags, as famosas H1, H2 até H6, seu texto tem que conter uma H1 e Uma H2 pelo menos, geralmente todos os blogs em WordPress já vem como configuração original a H1 no título, mais é bom dar uma conferida, nunca coloque duas H1 no mesmo texto, pode ser usadas mais de uma H2 e é bom se tiver alguma H3 e assim por diante, mais nunca esqueça de deixar seu texto relevante para seu leitor, não exagere.

Use também os textos em negrito, nos termos relevantes e nas variações dos termos, deixe pelo menos uma vez o termo mais relevante do seu artigo em negrito, de preferência no primeiro parágrafo de seu artigo.

Use e abuse dos bullets Points, eles são usados quando você faz uma lista, são os chamados marcadores, podem ser usados como números também.

bullets

Links internos e externos

Os links internos são importantes para que você consigo deixar os visitantes mais tempo nos seu site, com isso o Google posicionar melhor seu blog, pois ele vai considerar que se o visitante fica muito tempo no seu site então ele tem um bom conteúdo.

Uma forma de se fazer isso é colocar links de outros artigos de seu blog no meio do seu texto, logicamente que usando o bom senso, pois o link tem que ter relação com o mesmo assunto que você está escrevendo.

Outra forma de fazer essa linkagem é usando as categorias no seu sidebar, podendo ser também os artigos mais lidos ou ainda os artigos relacionados e artigos mais recentes, essa é uma forma muito legal de se usar todo o conteúdo de seu site na mesma página, aumentando a chance de seu visitante clicar em outro artigo seu.

Os links externos ou ainda Link Building como é conhecido, esse método não depende somente de você, pois esta estratégia é um pouco mais complicada que no link interno, pois depende de links que as outras pessoas colocam em seus blogs indicando seu conteúdo como relevante. É bastante difícil mais não impossível de se conseguir links externos, você terá que escrever um conteúdo excepcional  para que outros sites recomende seu site.

Outra forma de se conseguir links externos são os Guest posts, são artigos que podem ser escritos por você em outros sites do mesmo nicho, nesses artigos, que podem ser negociado com donos de outros sites, você pode colocar um ou mais link direcionando para o seu site. Essa técnica é muito utilizada pelos blogueiros, só se atente para não passar de 15 links externos pois o Google pode achar se você está usando técnicas proibidas e punir seu site.

Envie seu conteúdo para sites de agregadores de notícias, como o Ocioso, Colméia ou Dihitt são boas opções.

portanto tente conseguir links externos de qualidade para aumentar a chance de posicionar melhor, pois o Google leva em conta o Page Rank do site que sugeriu o seu link, esse rank vai de 0 a 10 e vale mais um link em um site com page rank 5 por exemplo, que 10 links no site Page Rank 0.

Textos da imagem

O Google não consegue ainda ler sua imagem, ou seja, saber do que aquela imagem se trata, por isso temos que colocar textos alternativos nas imagens para que ele consiga identificar e ajudar seu site a posicionar melhor. Escreva o nome da imagem  e salve no seu computador, quando for subir a imagem para os seu WordPress não esqueça de colocar no Título e no Texto alternativo, o mesmo nome do arquivo que está no seu computador.

Texto da Imagem

 

Usar o Google Search Console 

É primordial para que seu site tenha ferramentas de monitoramento e manutenção de presença de seu site nos sistemas de busca.

acesse: Google Search Console

Ele permite que você coloque tags de incorporação no site e permite fazer upload do mapa no site e muito mais, vale a pena dar uma pesquisada melhor sobre o assunto.

Breve estarei postando um artigo sobre esse assunto

Tema Responsivo

Use um Template ou tema para seu site ou blog que seja responsivo, ou seja, temas adaptados para qualquer tipo de tela, seja ela de um desktop, smartphone ou tablet, isso ajuda no seu posicionamento.

Se você gostou do tema do meu blog, pode ter um igual, basta clicar aqui.

Plugins de redes sociais

Os botões de redes sociais em seu conteúdo fazem com que o seu leitor compartilhe-os facilmente fazendo com que seu artigo viralize trazendo assim novos leitores, portanto sempre utilize um plugin em seu site para facilitar essas ações, quanto mais seus conteúdos sejam compartilhados, curtidos, mais os mecanismos de buscas dão relevância para seus artigos.

Existem vários plugins, basta ir até o seu painel de controle do WordPress  em Plugins > Adcionar novo e digitar redes sociais para você achar um leque enorme de plugins, um que eu gosto bastante e indico é o Dig Gig ou você pode ir até o meu Canal do Youtube e ver um vídeo que gravei sobre o plugin Add To Any Share Buttons, muito bom plugin, ele tem até um botão de compartilhamento no WhatsApp.

Url Amigável

Se você tem um site em WordPress pode ir no seu painel em configurações > links permanentes e configurar de acordo com seu critério, nunca deixe padrão pois seus links vão ficar “feios” em vão ser menos clicados, pois ninguém gosta de clicar em um link estranho não é mesmo? Para passar um ar de profissionalismo seus conteúdos tem que terem links amigáveis, ajudando assim na conversão de seu conteúdo e conseqüentemente no posicionamento.

Usar o Google+

 O Google+ ou Google Plus é a rede social do Google, portanto a relevância para conteúdos publicados nesta rede social é considerada, por muitos especialista, bem maior que outras redes sociais. Portanto publique seus artigos, faça comunidade vinculada ao seu site e também configure o link de seu site  nos links do Google+, para que o Google identifique você como colaborador do site.

Siga essas instruções, vá em seu perfil do Google+ e clique em” Sobre” vá em “Links” e clique em” Editar”, em “Colaborador de” clique em “adicionar link personalizado” e coloque o link de seu site.

Plugin Yoast SEO

Este plugin é considerado o mais completo para Seo de conteúdo, instale esse plugin em seu site e use todas as configurações necessárias e  utilize todas as recomendações que ele lhe dá, assim seus artigos serão bem posicionados.

Caso queira saber como configurar o plugin, breve estarei postando um vídeo no meu canal sobre como configurar esse plugin, mais no Youtube existem vários vídeos ensinando como fazer isso.

E por ultimo e não menos importante. Pelo contrário, o mais importante.

Conteúdo Relevante

De nada adianta todas essas dicas que lhe dei ai em cima se você não fizer um conteúdo excepcional, portanto, use sua criatividade e escreva artigos magníficos.

Você pode estar pensando ” mais eu não sei escrever bons artigos” como faço? Existem duas coisas que podem ser feitas, uma delas é você pagar pra alguém escrevê-los para você, existem alguns sites de freelancer onde podemos encontrar ótimos escritores e os preços variam muito de acordo com a quantidade de palavras e outras coisas, caso queira dar uma olhada acesse o site do Workana

Se você quer aprender passo a passo todas essas técnicas que eu citei neste artigo e aprender a montar um negócio  online totalmente do zero, eu indico o curso do Alex Vargas, o Fórmula Negócio Online, é um curso que está mudando a vida de muita gente inclusive a minha, tenho certeza que a sua não vai ser diferente.

Clique aqui e conheça o treinamento

Se você tem alguma outra dica para melhorar o posicionamento do seu blog no Google, deixe no comentário abaixo, com certeza vai ajudar muita gente.

Se você gostou deste artigo compartilhe ;D

 

E-book Grátis: "14 Dicas Para Melhorar o Posicionamento do seu Blog No Google"

admin

Website:

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *