Como Criar um Blog

Como Criar Um Blog

Para você aprender a Como Criar um blog fácil, rápido e deixa-lo pronto para receber seus conteúdos existem algumas maneiras.  Este artigo é para você que é Pessoa Física que tem conteúdo relevante e para passar aos seus leitores ou para você que é Pessoa Jurídica que pretende se comunicar através de conteúdos relevantes para seus clientes.

Se você quer criar um blog profissional e não sabe como começar, fique até o final deste artigo que com certeza você vai aprender muita coisa boa e vai poder sair daqui pronto pra criar seu blog de forma profissional.

Segundo o site technorati, todos os dias são criados 120 mil novos blogs na blogosfera mundial que hojé é constituída por 200 milhões de blogs, mais somente 5% destes estão ativos nos últimos 180 dias.

Porque Criar um blog?

Foi o tempo em que as empresas só faziam suas campanhas de marketing com investimentos enormes em mídias de massa como tv, rádio, e jornal, onde a marca falava e o consumidor ouvia. Claro que ainda existe e com certeza é muito importante, dependendo do seu negócio.

Hoje a empresa que quer ter sucesso tem que interagir com seu público e criar um blog é uma das melhores ferramentas onde se consegue essa interação, gerando relacionamento e atraindo clientes com conteúdo relevante.

Isso serve não só para empresas, é claro. Pois a maioria dos blogs criados são blogs individuais, ou seja, uma pessoa querendo transmitir seu conhecimento e seu conteúdo.

Esse conteúdo é procurado por nós consumidores que desejamos comprar ou procuramos soluções para um determinado problema, sendo assim, o conteúdo do blog tem a função de informar sobre determinado produto ou serviço ou de esclarecer dúvidas, as pessoas pesquisam sobre algum tema para depois tomar a decisão da compra.

O blog é importante fonte de conteúdo sobre determinado assunto de seu nicho, portanto se você tem um conteúdo relevante e quer criar um blog pra expor suas idéias ou expor conteúdos relevantes sobre os produtos e até mesmo mercado onde se encontra os produtos de seu nicho de atuação, então que seja um blog profissional, pois existem formas de se criar um blog gratuito e formas de se criar um blog onde você terá que contratar serviços pagos, eu lhe indico que comece da forma certa, que não vai lhe gerar dor de cabeça futuramente com importações de dados de uma plataforma pra outra gerando muitas vezes perda de informações e retrabalho.

Mais caso você queira saber como criar um blog de forma gratuita, vou deixar abaixo as informações que você vai precisar saber.

Como criar um blog Gratuito (menos recomendado)

Existem plataformas para criação de blogs, duas delas são o WordPress e o Blogger, para se ter uma blog sem precisar ter um domínio e uma Hospedagem, você pode usar o www.wordpress.com  e logo você terá um blog com um domínio assim: meublog.wordpress.com, caso você use a plataforma blogger basta você acessar www.blogger.com e entrar com seu login e senha da sua conta do Gmail. Logo você terá um blog com um domínio assim: meublog.blogspot.com.

Os dois são muito intuitivos e você não vai encontrar problemas para fazer as configurações básicas.

Agora, aconselho você a seguir os passos abaixo se você quer criar um blog profissional.

Como criar um blog Profissional

Como disse a cima, existem plataformas e a melhor plataforma para se fazer um blog profissional é o WordPress, só que você vai usar essa plataforma de forma diferente, primeiro você vai comprar um domínio, contratar uma hospedagem e depois iremos instalar o WordPress dentro de seu painel de controle disponibilizado pela sua hospedagem.

Como contratar um domínio

Pra você que já tem um site institucional ou um site pessoal existem duas opções, ou você cria uma sessão dentro do seu site e direciona para ser acessado através deste endereço: seusite.com.br/blog ou faça um sub domínio que também fica muito profissional e não tem custo adicional, um exemplo seria: blog.meudominio.com.br esta opção é bem interessante, pois pode ser administrado separadamente do seu domínio principal.

Agora se você não tem um site ainda, você pode comprar um domínio em um dos vários sites existentes na internet. Um que eu uso muito e gosto bastante é o Hostgator, pois ele te dá opções de extensões variadas como: .com.br, .com, .net e muitas outras, além de você poder já incluir um pacote de hospedagem que vamos falar no próximo item e que é essencial para seu blog funcionar perfeitamente sem depender de ninguém.

Como contratar um serviço de  Hospedagem

Uma boa hospedagem é essencial para seu blog, pois os buscadores como o Google, considera diferentes aspectos para indexar um site ou blog e uma delas é a navegabilidade, ou seja, se seu blog for instável, tem quedas constantes ou demora pra carregar uma página, com certeza ele vai ficar nas posições mais baixas na hora de uma pesquisa.

Existem diversos serviços de hospedagem no mercado e você tem que escolher um serviço que lhe seja confiável, estável e que tenha um bom suporte técnico.

Veja aqui alguns serviços de Hospedagem que eu considero muito bons

  • GoDaddy

A GoDaddy é a empresa que mais registra domínios no mundo e está entra as melhores hospedagem de blogs e sites. No Brasil ela ainda é pouco conhecida, mais nos EUA ela faz bastante sucesso. Ela tem serviços de ótima qualidade, possui suporte técnico em português e tem suporte técnico por telefone também.

  • Bysite

A Bysite é uma hospedagem que eu também uso e gosto muito, tem um preço bom e tem um suporte técnico muito prestativo, as vezes que precisei eles me atenderam muito rápido e solucionaram meus problemas.

  • Hostgator

A Hostgator é pra mim sem dúvida o melhor serviço de hospedagem, pois desde quando comecei a usar a internet pra criar blogs eu uso e nunca tive nenhum problema, sempre quando preciso de suporte, sou atendido através do chat diretamente e bem rapidinho.

 

Algumas coisa que tem que serem consideradas antes de contratar uma hospedagem

  • Suporte técnico
  • Limite de disco
  • Uptime/Disponibilidade
  • Banda/transferência mensal
  • Recursos disponiveis
  • Preço
Suporte técnico

Uma boa hospedagem de site tem que contar com um bom suporte técnico via e-mail, via chat e via telefone 24h por dia.

Limite de disco

O limite de disco é o limite disponível para armazenagem dos arquivos do seu site. se você pretende armazenar muitas fotos e imagens que consomem muito espaço é importante verificar com a empresa de hospedagem de site.

UpTime/ Disponibilidade

A taxa mínima recomendada é de 97%, isso quer dizer que a empresa de hospedagem de site se compromente em deixar seu site online no mínimo 97% do tempo. Tome muito cuidado, pois empresas que prometem uma coisa e entregam outra, ai se seu site ou blog ficar fora por muito tempo, os buscadores lhe rebaixa e você é prejudicado.

Banda/Transferência mensal

É a quantidade de dados que seu site pode trafegar por mês, quando alguém acessa seu site o provedor transfere os dados para o computador de quem está acessando, com isso se seu site tem muito acesso, teve ter um limite de transferência maior. Mais não se preocupe muito com isso porque a maior parte dos blogs que estão começando tem pouco tráfego.

Recursos disponíveis

Se você for utilizar a hospedagem pra criar blog no WordPress, Joomla ou CMS, qualquer uma das hospedagens acima mencionadas vai lhe suprir tranqüilo.  Mais se for usar algo específico, é melhor consultar o serviço de hospedagem.

Preço

O preço não pode ser levado muito em conta quando se tratamos de qualidade, sei que o consumidor preza muito esse item quando for contratar a hospedagem. É muito importante ter um equilíbrio entre o preço e qualidade. Uma dica é contratar o serviço com pagamento anual, assim terá um bom desconto.

Existem serviços de hospedagem gratuitos como a Hostinger mais aconselho que se você quiser ter segurança de que seus dados não serão apagados ou simplesmente sumirem se esforce para contratar uma hospedagem paga. Além de segurança você vai poder contar com o suporte caso você precise.

Instalação de WordPress

Depois de comprar o domínio, de contratar uma hospedagem de qualidade é hora de você fazer a instalação do WordPress na sua hospedagem. Veja um vídeo onde mostro como instalar o WordPress na hospedagem da Bysite.

Cada empresa de hospedagem tem uma forma de fazer a instalação, mais são formas fáceis e muitas vezes com alguns cliques o WordPress já esta instalado.

O WordPress é uma plataforma de sites e blogs, com ela instalada na sua hospedagem você pode configurar com facilidade, deixando seu blog ou site totalmente profissional.

Tema do seu blog

Quando você usa a plataforma WordPress para criar um blog, o próprio WordPress lhe disponibiliza vários temas gratuitos para deixar seu blog bem atraente e bem bonito.

Mais caso você queira um tema responsivo (Ajustável a todo tipo de dispositivos, como  desktop, tablets e celulares) que seja atraente e que seja a sua cara, vou deixar três sites que recomendo, eles disponibilizam temas grátis e alguns deles pagos mais vale cada centavo investido. São eles:

  • elegantthemes.com
  •  themeforest.net
  • Themelot.net

A outra opção é a que uso neste blog. Como você pode ver meu blog é responsivo, me fornece todos os elementos que eu necessito para eu me comunicar com meu público é um tema bonito e me fornece ferramentas de captura de leads que todo blogueiro precisa ter.

Este tema é recomendado pelos melhores especialistas em blogs na atualidade, tem vídeos tutorias para que você configure de forma fácil e prática, aconselho muito pra você que quer criar um blog profissional, vale a pena conferir, segue aqui o link para você conhecer melhor.

Tema ConversionWp Premium

Bom agora falta pouco para você criar um blog profissional, na verdade ele já está pronto agora o que falta é o principal. É o conteúdo, mais isso é conversa pra outro artigo ok?

Se você quiser saber qual curso eu recomendo para você que quer tem um passo a passo de como se criar um blog profissional em vídeo aulas clique aqui e conheça o melhor curso que existe na atualidade.

 

E-book Grátis: "14 Dicas Para Melhorar o Posicionamento do seu Blog No Google"

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *