Leads – O que são e como capturar

Leads são contatos qualificados, são pessoas ou empresas que se interessaram pelo produto ou serviço que você oferece. No marketing digital o termo é muito usado, afinal, não existiria o marketing digital se não existissem os Leads.

Leads

 

Quando sua equipe de vendas sai para fazer vendas e voltam com vários cartões de visita de prováveis clientes que ainda não compraram, mais tem potencial e mostraram algum tipo de interesse para comprar, esses podem ser considerados leads.

No marketing digital, o processo é o mesmo, mais ao invés de conseguirmos os cartões de visita, conseguimos dados como o e-mail, o nome e telefone se necessário, daquele possível cliente, para que possamos entrar em contato, lhes enviando materiais que vão ajudar na tomada de decisão da compra.

Veja como ser um afiliado de produtos digitais.

Como conseguir esses contatos pela internet?

O profissional de marketing digital cria estratégias para se conseguir captar o maior numero de leads para depois oferecer algo de seu interesse e assim tentar realizar a venda.

O marketing tradicional está dando espaço para o marketing de conteúdo, pois, a principal estratégia utilizada na captura de leads é, disponibilizar conteúdo de qualidade (como um E-book, uma Planilha, um Vídeo) para as pessoas em troca do e-mail delas, para depois continuar enviando mais conteúdo no seu e-mail, gerando valor, gerando confiança, gerando conhecimento sobre os produtos.

Mais como vamos capturar o e-mail das pessoas? Simples, vamos criar uma Landing page com as chamadas Iscas Digitais e vamos colocar um botão para ação, as chamadas Call to Action (chamadas para a ação), botões como, “clique para saber mais”, “Receba seu e-book”,” Clique para assistir o vídeo”, são bem comuns.

Nessas páginas, os visitante deixa os seus dados como e-mail, nome e telefone em troca do material que ela se interessou, a partir daí essa pessoa se tornou um lead e vai receber em seu e-mail, conteúdos relevantes que vão ajudar a entender mais sobre o produto ou serviço, vão quebrar objeções e se sentirem cada vez mais atraídas para aquele determinado produto.

Depois de capturado os dados deste lead, usaremos uma ferramenta chamada E-mail Marketing, nela é possível armazenar uma lista de e-mails, é possível fazer campanhas de funil de vendas, é possível enviar milhares de e-mails ao mesmo tempo .

Portanto, a estratégia é, fazer uma landing page oferecendo algo em troca dos dados de contato, como o e-mail e depois enviar uma sequencia de e-mails com conteúdos relacionados e em um desses e-mails, enviar um e-mail de vendas. E assim continua o funil, quem comprou vai para outra lista, quem não comprou continua recebendo materiais relevantes e da mesma forma vão receber outros e-mails de vendas.

Iscas Digitais

As iscas digitais são responsáveis pela captação de leads, elas podem ser criadas de várias maneiras, em vários formatos, por exemplo:

  • E-books
  • Vídeo-aulas
  • Webnários ou Hangouts
  • Amostra de Produtos
  • Atualização ou Novidades

E-books

E-books são muito interessantes para se capturar leads, digamos que seu nicho de mercado é emagrecimento, uma boa estratégia é criar uma landing page oferecendo um e-book do tipo: Como emagrecer  5 kilos com 3 exercícios de 10 minutos em 1 semana.

Vídeo Aula

Fazer uma landing page oferecendo uma vídeo aula grátis é uma boa, os vídeos tendem a converter melhor que o e-book, pois as pessoas ficam com preguiça de ler, muitas vezes.

Ofereça uma vídeo aula do tipo:  Como secar a barriga com 3 exercícios simples de 15 minutos, com certeza a pessoa que estiver interessado em perder a barriga, vai deixar o e-mail para receber o vídeo.

Webnarios ou Hangouts

Webnários são transmissões ao vivo de uma palestra sobre um determinado assunto.

São considerados uma excelente forma de captura de leads e também de vendas, pois suponhamos que vamos fazer um webnário  amanhã a noite sobre: como capturar 1000 leads em apenas 1 dia, e no final do webnário vamos dar 50% de desconto na compra de um ingresso para um evento ao vivo.

Com isso, conseguimos capturar os e-mails das pessoas interessadas em assistir o Webnário e ainda fizemos algumas vendas coletivas. Então ai podemos ver o poder de um Webnário.

Amostra de produtos

Uma forma interessante de se conseguir leads é fazer uma landing page oferecendo uma amostra do seu produto, um exemplo: uma empresa de gerenciamento de pequenos negócios, pode fornecer de forma gratuita uma planilha de controle de estoque ou uma planilha de fluxo de caixa, dando assim uma pequena amostra do que a sua empresa pode oferecer.

Atualização/Novidades

Esta é a forma que a maioria dos blogueiros capturam os leads, todos nós já entramos em algum blog onde tem uma janela oferecendo a você, receber a atualização do blog ou novidades do blog. Essa forma é uma estratégia que nenhum blogueiro pode deixar de lado, mais é muito interessante  o blogueiro oferecer sempre algo de mais valor que somente a atualização. Pode ser usado mais de uma landing page em cada blog, quanto mais vias de captura de leads seu blog tiver melhor será.

Se você quer aprender a criar estratégias de capturas de leads de forma profissional sugiro que você veja este curso. 

Veja este vídeo onde ensino como se fazer paginas de capturas ou landing pages em 2 minutos.

E-book Grátis: "14 Dicas Para Melhorar o Posicionamento do seu Blog No Google"

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *